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O ano já começou, pelo menos para alguns aqui no Brasil. Caso a sua empresa tenha metas e objetivos, um Planejamento de Marketing é necessário. Você sabe onde sua empresa quer chegar? Como? É viável? Por quê? São questões fundamentais que irão servir como uma bussola para a sua organização.

Na verdade, o planejamento já teria que estar sendo executado. Algumas empresas começam a trabalhar seu Planejamento de marketing 2, 3 meses antes mesmo do ano terminar. Mas não se preocupe, ainda em tempo de preparar um bom planejamento. Vamos lá?

O Planejamento de Marketing é uma ferramenta de gestão usada pelas empresas, a elaboração de um documento que descreve as estratégias e ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de Marketing, adaptável às mudanças, levantando as necessidades, apresentando soluções e identificando tendências de mercado.

Um bom Planejamento de Marketing começa com o objetivo, ou seja, começa com o resultado final. Ele se liga aos benefícios que vão incrementar o resultado final, e também com aqueles que vão contribuir para ele: suas personas.

Não existe uma regra específica ou receita de bolo de um Planejamento de Marketing. Cada profissional pode ter uma característica de elaboração , existem apenas alguns padrões e roteiros a serem seguidos, que podem sofrer variações de acordo com esse profissional que o elabora. O segredo do Planejamento de Marketing está na simplicidade e na objetividade. Muitos profissionais acabam confundindo com o plano de negócios, o que poderá dificultar na interpretação pelo cliente.

Para quem trabalha com PME’s, o Planejamento de Marketing deve ser ainda mais sucinto e prático. Talvez a empresa esteja recebendo pela primeira vez um plano desse tipo, não tendo ainda certo grau de maturidade para absorver as estratégias e ações ali apresentadas, com o intuito de colocá-las em prática.

O Planejamento de Marketing ampliado pode conter; documentos de apoio, resultados de pesquisa, métodos de monitoramento, KPIs específicos, dentre outros detalhes. Entretanto, isso a princípio pode ser mais um luxo do que realmente uma necessidade. O excesso de detalhes pode fazer com que a empresa se perca no objetivo proposto pelo plano.

Independentemente do Planejamento de Marketing ser curto ou amplo, ele deve ser realizado no mínimo, anualmente. Mas é bom sempre lembrar, seu objetivo deve ser mantido, não jogue tudo para o alto caso os resultados não comecem a aparecer logo de inicio, seja resiliente e acredite no seu trabalho.

A flexibilidade não pode ter muito espaço dentro de um consistente Planejamento de Marketing , afinal, ele foi elaborado para ser seguido. Mudanças e revisões podem, assim como muito provavelmente devem acontecer, mas pense nisso antes mesmo de redigir o seu plano.

Os objetivos podem ser dos mais diversos, mas é primordial gerar resultados e lucro, melhorar a saúde financeira da empresa. Então comprometa-se com o planejamento, posicione a empresa no mercado, seja criativo, tenha embasamento e argumentos, explique o que o seu Planejamento de Marketing quer dizer, qual a sua mensagem.

 

 

Agora que já conhece algumas características, vamos a um check list padrão de como estruturar o seu Planejamento de Marketing.

– Faça um resumo executivo. Explique o que é o Planejamento de Marketing, qual a sua proposta e o por quê.

– Apresente a empresa. Dados básicos como nome, endereço, atividade principal, serviços/produtos, e um breve histórico.

– Faça uma análise de ambiente, tanto externo quanto interno. Qual o atual cenário que a minha empresa enfrenta? Fatores econômicos, socioculturais, demográfico, tecnológicos e outros influenciam diretamente no meu negócio? E o ambiente interno? Como é atualmente a estrutura da empresa, quais as principais características?

– Análise seus principais concorrentes. O que estão realizando? Quais seus diferenciais competitivos? Como se posicionam? Qual o principal impacto desses concorrentes no meu negócio? Aproveite e faça um benchmarking. 

– Análise SWOT. Elenque os fatores internos, forças e fraquezas da empresa, assim como os externos, oportunidades e ameaças que poderão impactar no meu negócio.

– Defina suas personas. Dados apenas demográficos já não são mais suficientes. Faça uma pesquisa com o seu público e crie diferentes perfis, de acordo com o estilo de vida, posição profissional, comportamento, características pessoais, desejos, dores e aspirações.

– Posicione a empresa no mercado. Posicionamento é a reflexão, a percepção de como a minha empresa é percebida pelo meu publico e mercado. Como quero ser reconhecida? Como eu desejo que vejam a minha empresa?

– Defina as suas estratégias. Após ter definido seu(s) objetivo(s) com o Planejamento de Marketing, escolha os meios e ferramentas adequadas para alcançar o resultado. O que irei utilizar e precisar para a execução? Quais o meios? Inbound Marketing? E-mail Marketing? Marketing de Conteúdo? Mídias Digitais? Marketing de Guerrilha? Revista? Mala Direta? Enfim, são inúmeras opções. Essa é talvez, a principal parte do planejamento.

– Implementação das Ações. Agora entra em cena o plano de ação, nessa etapa será detalhado o que fazer, quando e como as atividades serão desenvolvidas. Como será o trabalho do aumento da base de clientes? E a retenção? Relacionamento, qual a linha da comunicação?

– Monte o cronograma. Quando cada ação irá ser executada? Estipular e cumprir prazos para a fluidez do planejamento.

– Calcule o investimento necessário. As ações propostas estão dentro do budget da empresa? Terei recursos financeiros para a execução das mesmas? Apresente números e veja se é viável dentro da realidade financeira da empresa.

– Por fim, avaliação e controle. Quais serão os parâmetros de avaliação? Serão mensais? bimestrais? Quais ferramentas serão utilizadas? Qual a frequência da análise dos relatórios?

 

Não é uma tarefa fácil, exige profissionais especializados e capacitados para a realização do trabalho. Mas não pense você – proprietário de uma pequena empresa – que um Planejamento de Marketing é dispensável. Um bom planejamento é importante para qualquer empresa que busca crescimento, posicionamento e diferenciação no mercado.

Mas não jogue horas de trabalho, investimento e fosfato fora. Após a estruturação do planejamento, execute-o.

Acreditar nos resultados, na praticidade e simplicidade é a chave do sucesso.

 

Ainda não montou o seu Planejamento de Marketing para 2016? A hora é agora!

Grande Abraço!