Publicada por Bruno de Lacerda na categoria Mídias Sociais no dia 1 fevereiro 2016
Quando falamos de LinkedIn qual a primeira coisa que vem a sua cabeça? Se você respondeu uma rede social de busca de empregos saiba que está enganado. Mas não se preocupe, você faz parte de uma grande parcela que acredita – e não irá mais – que o LinkedIn é exclusivamente um site de currículos online.
Antes de adentrarmos nas características e possibilidades da rede, vamos falar do LinkedIn em números.
Já não bastasse o Brasil ser o 3° maior em número de usuários no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Índia, somos o único país de língua não inglesa a ter o LinkedIn Pulse em sua própria língua, ou seja, sabem e valorizam o nosso enorme potencial na rede.
O LinkedIn é um site de rede social profissional, não um quadro de empregos. É a maior rede de networking entre os profissionais, uma oportunidade viável e eficiente de trabalhar a sua presença online de forma estratégica, seja na construção da sua marca pessoal, na busca pela recolocação profissional ou mesmo na geração de negócios.
Sim! O LinkedIn é uma poderosa ferramenta de business.
Não necessariamente nesta ordem, mas o LinkedIn possui 5 características específicas:
– Mídia de conteúdo, publicação:
As suas publicações no Pulse sempre estão em destaque.
– Conectar com outros profissionais para geração de negócios, e criar relacionamento (networking):
Lembra-se dos números? 81% de profissionais de Marketing B2B, lançam novos produtos no LinkedIn.
– Encontrar oportunidades de trabalho:
Ufa! LinkedIn também é uma rede de busca por empregos.
– Conectar com marcas e empresas:
As Company Pages tem um papel importante dentro da rede.
– Oferecer capacitação profissional:
A aquisição do Lynda.com e aplicativos com o FGV Finder falam por si só.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre as características que vão além de um simples site de empregos, chegou a hora de fazer a gestão da sua marca profissional. Assim como as empresas, também é fundamental trabalharmos a nossa marca, fazer a gestão do nosso perfil, estratégia esta conhecida como Personal Branding.
Marca pessoal é a percepção que as outras pessoas têm sobre você. Já o marketing pessoal são as ferramentas e estratégias que você utiliza para vender a sua imagem, que irá gerar o seu posicionamento, ou seja, sua marca pessoal. Toda essa gestão e construção da sua marca é o Personal Branding.
O LinkedIn possibilita a edificação dessa sua marca como uma poderosa ferramenta de marketing pessoal. Mostra que é possível qualquer pessoa criar e fortalecer a sua marca, torna-se único em um mercado extremamente competitivo, ter um perfil de destaque. Basta saber como utilizá-lo.
Falando em perfil de destaque, algumas características são desejáveis e podem fazer a diferença. Mantenha uma boa aparência, tenha bom senso, maturidade, postura, credibilidade, expertise e responsabilidade, seja ético e humilde.
Quer realmente se destacar e ter um perfil campeão com grande visibilidade no LinkedIn? Siga essas 10 dicas:
Além do seu perfil pessoal, o LinkedIn também nos possibilita alcançar resultados através da já citada Company Page. Listo 5 motivos para começar hoje mesmo:
Para finalizar deixo uma mensagem do co-fundador e chairman do LinkedIn, Reid Hoffman:
“No futuro o guardião do emprego de uma pessoa não será mais o seu empregador, mas sim a sua rede de contatos.”
Quer saber mais sobre LinkedIn? Entre em contato, será um prazer conversar com você!
Grande abraço!