5 Passos para Geração de Leads através da sua Fã Page Facebook.

Publicada por Amem na categoria Mídias Sociais no dia 18 agosto 2015

Many chrome balls entering into a conversion funnel and then output as qualified sales conceptual 3D render suitable for Business or Marketing concept

Many chrome balls entering into a conversion funnel and then output as qualified sales conceptual 3D render suitable for Business or Marketing concept

Quem pensa que o Facebook está com os dias contatos engana-se. A maior rede social do mundo – atualmente com 1,4 bilhão de usuários no mundo, sendo mais de 90 milhões somente no Brasil – se reinventa a cada dia, oferecendo novos tipos de produtos e serviços para os anunciantes.

Não há como deixar a rede social de Mark Zuckerberg de fora da sua campanha de Marketing Digital. O Facebook ainda é uma excelente ferramenta de geração de leads, principalmente se o trabalho for pautado no planejamento e através de estratégias de segmentação de clientes, otimização de campanhas, SAC 2.0, geração de valor e mensuração de resultados.

E é justamente desses 5 passos estratégicos que irei falar da eficácia para a geração de leads através da sua fã page Facebook.

1 – Segmentação de clientes:

Segmentar o seu público-alvo é o começo de toda e qualquer estratégia de geração de leads. O Facebook possui uma ferramenta de altíssimo poder de segmentação, o Power Editor.

Utilizando o Power Editor, é possível criar anúncios baseados do seu próprio mailing. Sabe aquela lista particular de e-mail? Então, você consegue determinar que apenas essas pessoas irão receber o seu anúncio. Os números de telefones da sua base de clientes também podem ser segmentados no Power Editor.

Outra forma de selecionar o seu target via Power Editor é a segmentação por semelhança (Lookalike Audience), onde o Facebook combina informações da sua base de usuários que tenham o mesmo perfil, exibindo assim, anúncios para uma audiência extremamente qualificada.

2 – Otimização de campanhas:

Otimizar campanhas no Facebook é sinônimo de objetivos traçados, principalmente identificar o custo de cada lead e qual o investimento necessário para viabilizar a campanha.

Para quem ainda está startando uma fã page, o primeiro passo mais indicado são campanhas para conversão de fãs na página, aliás, ninguém quer ficar “conversando” com as paredes, não é verdade?

Outro passo importante na criação de suas campanhas é a geração de vários anúncios de acordo com cada objetivo específico. Campanhas de testes A/B também devem ser realizadas para aferir qual das mensagens está com maior número de conversões.

Para maior eficácia na conversão de seus leads, dê preferência a anúncios com mensagens sintéticas e objetivas, de 180 a 200 caracteres. Atraia a atenção do seu lead com agilidade.

3 – SAC 2.0:

Hoje em dia mais do que nunca, as pessoas querem ser ouvidas, ter voz ativa e participação. O SAC 2.0 já é uma realidade presente no âmbito digital das empresas.

Não fale para, e sim fale com o seu lead. Escute suas opiniões, necessidades e frustrações. Em caso de insatisfação, procure contornar a situação no prazo de 6 a 8 horas, solucionando o problema do lead dentro desse período, a chance de uma possível conversão dobrará.

Uma boa gestão de crises dentro das redes sociais é fundamental para transformar problemas em oportunidades, além de evitar o desgaste da imagem da empresa.

4 – Geração de valor:

A geração de valor perceptível para a sua audiência não é uma tarefa fácil de ser realizada. Quer saber como? Crie conteúdos personalizados e relevantes. Infográficos, webinários, e-books e tutoriais, são alguns infoprodutos que ajudarão a nutrir esses leads para que haja conversão em futuros clientes.

Trabalhar com o Marketing de Conteúdo agrega valor, fazendo com que esse lead tenha a percepção que o conteúdo foi personalizado exclusivamente para ele. O conteúdo (de preferência bom e pago) é Rei, a conversão é a Rainha.

5 – Mensuração de resultados:

Métricas, muitas vezes negligenciada pelos analistas por conter números, dados e estatísticas. Mas se atente a elas, pois são importantes para a avaliação da eficácia de suas estratégias de geração de leads na sua fã page Facebook.

Através das métricas é possível fazer ajustes necessários para manter sua taxa de conversão em um bom nível, e obter um CTR aceitável.

Acompanhe e mensure seu funil de vendas, identifique os possíveis gaps da sua campanha, veja em qual estágio seus leads estão impactando a conversão. Ajustes mínimos podem trazer resultados ainda melhores.

Siga esses 5 passos e transforme sua fã page Facebook em uma máquina de geração de leads.

Conte pra gente os resultados depois. Sucesso!

Grande abraço.

Deixe seu comentário