Publicada por Amem na categoria Marketing Digital no dia 18 agosto 2015
Muitos já devem ter se deparado com esse termo ou até mesmo já utilizam dessa estratégia, seja conscientemente ou inconsciente. Mas afinal, o que é o Inbound Marketing?
Segundo a definição da empresa hubspot (a percussora e maior referência no assunto), o Inbound Marketing ou Marketing de Entrada, “pode ser considerado qualquer tática de Marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo”.
Essa “nova” forma de fazer Marketing se deve a mudança do comportamento do consumidor, já que os clientes que procuram pelas marcas e não ao contrário como era antigamente.
O Inbound Marketing é baseado em três elementos chaves: Marketing de Mídias Sociais, Marketing por conteúdo e Estratégias de SEO.
Como o objetivo desse artigo é falar como e porque utilizá-lo em seu blog, não vou aqui entrar em mais detalhes sobre o Inbound.
Alguns blogs às vezes falham, e uma razão frequente é colocar a venda de produtos ou serviços em primeiro plano. Ofereça conteúdo, solução e ideias, pois uma possível conversão de Leads será consequência do relacionamento e engajamento com o seu target.
Os resultados não surgem da noite para o dia, planejamento, dedicação e paciência são fatores fundamentais para o sucesso. É comum alguns blogueiros desistirem após alguns posts, mas a persistência poderá trazer bons resultados.
A fim de evitar que você faça parte desse time, deixo 13 super dicas para otimização do seu blog.
#1: Títulos matadores, com palavras-chave que contêm no artigo, incluir palavras relevantes do seu ramo de atividade.
#2 : Inclua imagens atrativas com boa resolução e vídeos curtos de até 3 minutos de duração, falando sobre o seu nicho de mercado, é claro.
#3: Títulos com listas surtem um efeito incrível; Confira 6 passos para se tornar um empreendedor de sucesso, 15 livros que um bom profissional deveria ler, etc.
#4: Criação de hiperlinks (5 é um bom número) direcionando para artigos antigos, ou até mesmo de parceiros.
#5: Convidar outros blogueiros para escrever no seu blog (Guest Blogging). Sim, ele ainda funciona desde que traga pessoas com conteúdo relevante para o seu site. Seja bem criterioso e agregue valor para a sua audiência.
#6: Deixar um campo, incentivar com botões de Call-to-action (CTA) no rodapé do artigo, e responder todos os comentários no post, com a criação de um grupo de discussão – a plataforma disqus é bem interessante.
#7: “There is no free lunch” (Não existe almoço grátis), ofereça algo em troca pelo contato de email e assinatura do seu feed RSS. E-books, planilhas, infográficos e tutoriais são alguns dos materiais atrativos para oferecer aos seus leitores.
#8: Otimize o tráfego do blog, insira e incentive com botões CTA’s o compartilhamento nas mídias sociais.
#9: Publique o artigo nas suas principais redes sociais assim que ele for postado no blog, faça mais 2 postagens durante o dia e mantenha uma certa frequência durante os dias seguintes.
#10: Utilize um bom leitor de RSS para acompanhar os principais blogs do seu segmento, o Feedly é uma excelente opção.
#11: Seja qual for a plataforma utilizada na criação do blog, não inclua o nome na URL, como por exemplo; Blogger.com ou WordPress.com. Personalize o seu próprio domínio.
#12: Não utilize práticas de Black Hat, como spams de comentários em centenas de outros blogs. O Google poderá te punir severamente. Os algoritmos de busca mudam constantemente, mas a relevância, confiabilidade e qualidade de um site serão sempre bons sinais de indicadores para a classificação do seu blog.
#13: Por fim, mensure e acompanhe todo o progresso do seu blog através de ferramentas gratuitas de análise web. Utilizo 3 específicas; Google Alerts, Grader e o Google Analytics.
Então, já está pronto para ser encontrado na Blogosfera?