Publicada por Bruno de Lacerda na categoria Branding no dia 29 janeiro 2016
Uma comunidade de marca é muito mais profundo que a presença em redes sociais, é ir além da criação de um canal de mídia. Como sempre digo, uma marca precisa de evangelizadores, embaixadores que irão advogar e defender a marca/produto, custe o que custar.
A comunidade é um excelente caminho para a construção de fãs de marcas, (saiba mais nesse artigo: As marcas além da razão) mas não é algo simples, muito pelo contrário, pois exige pesquisa, planejamento, e claro, muito relacionamento. É uma poderosa ferramenta que supera promoções, devido ao alto grau de afiliação e comprometimento com a marca e comunidade.
Estudos demonstram que, membros de comunidades online são até 90% propensos a recomendar a empresa para as demais pessoas. Mais da metade visitam o site diariamente, participam constantemente de fóruns, gerando boas experiências para os clientes.
As contribuições e opiniões devem ser revisadas e atualizadas com regularidade, principalmente com o crescimento e desenvolvimento da comunidade. Entretanto, o amadurecimento do lançamento até a fase adulta, pode levar de quatro a cinco anos para começar a obter resultados. Identificar e engajar usuários hubs, que irão influenciar os demais, não é uma tarefa fácil. A liderança por partes dessas pessoas será a força motriz na construção da comunidade.
Geralmente, uma comunidade de marca possui 5 características:
1- Permeia em torno de interesses compartilhados da empresa/produto.
2 – Conecta membros entre si.
3 – Conecta empresas e marcas com clientes, influenciadores e stakeholders.
4 – Conecta membros com outros potenciais membros.
5 – Preserva ritual e tradições, que envolvem eventos públicos para reconhecer novos embaixadores da marca e/ou comunidade.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o desenvolvimento de comunidade de marca, vamos a um case de sucesso mundial, o programa de embaixadores da empresa Hootsuite Media Inc – plataforma líder em gerenciamento de mídias sociais, programa este, conhecido como Ambassador Hootsuite, o #HootAmb.
Quando ingressei no universo de trabalho com mídias sociais, procurei e testei inúmeras plataformas para a realização de um trabalho profissional e eficiente. Confesso que a Hootsuite foi a ferramenta que atendeu e até mesmo superou as minhas expectativas. De cliente para admirador da marca foi um passo, imagina agora como um HootAmb?
A Hootsuite possui uma comunidade global, atualmente com milhares de membros espalhados pelo mundo. Sempre a procura de entusiastas e apaixonados por mídias sociais, que demonstram o interesse e amor em compartilhar o que a empresa oferece de melhor.
A charmosa e carismática corujinha Owly, como é conhecida pelos seus membros, contribui na humanização da marca, o que cria uma personalidade própria e empatia com a sua comunidade.
A comunidade Hootsuite Ambassador oferece inúmeros benefícios, desafios e recompensas para seus membros. Na área de educação temos acesso à Universidade Hootsuite, assim como descontos em certificações de mídias sociais. Três meses de acesso livre ao Hootsuite Pro, podendo gerenciar até 100 perfis de redes sociais! Você também é reconhecido, ganha visibilidade e credibilidade como destaque nos canais de mídias sociais Hootsuite.
Se você acha que acabou por ai está enganado. A plataforma Ambassador Hub é uma incrível oportunidade de diversão e recompensas. Podemos competir com nossos pares, completar desafios e conquistar emblemas, além de somar pontos e trocar por brindes exclusivos. Tem camisetas, carregador de celular portátil, capa para o laptop, etiquetas, botons, e, até mesmo recomendações no seu perfil de LinkedIn, incrível isso, não é mesmo?
Quer exemplo melhor para começar agora mesmo a desenvolver a sua comunidade de marca?
Faça como a Hootsuite e deixe seus embaixadores advogarem por você!
Boa sorte.
Um grande abraço!